Aesir


 Æsir, segundo a mitologia nórdica, é um clã de deuses que residem em Asgard, ou seja, a Terra dos Æsir (As = Aesir. Gard = Terra ).
Suas contrapartes e uma vez inimigos, com os quais guerrearam, são os Vanir. Os Vanir são deidades mais da natureza e fertilidade. Enquanto os Æsir são mais guerreiros que seus rivais. Quando as duas raças guerrearam, Æsir e Vanir, fizeram as pazes, os deuses  Niord, Freyr e Freyja estabeleceram sua moradia em Asgard.
Os Æsir formam o panteão principal dos deuses na mitologia nórdica. Incluem muitas das figuras principais, como Odin, Frigga, Thor, Balder e Týr. Existem outros clãs de deuses nórdicos, sendo segundo principal o clã dos Vanir, também mencionado na mitologia nórdica. Além destes clãs também há o clã das Nornas, o clã dos Jotnar e o clã dos "Dragões".
O deus Njörðr e seus filhos, Frey e Freyja são os deuses mais importantes dos Vanir, e acabaram se reunindo aos Æsir após a Guerra dos Deuses, que envolveu ambos os clãs.
Os Æsir eram agraciados com a juventude eterna enquanto comessem as maçãs de Iðunn, embora ainda pudessem ser assassinados. Além disso, quase todos estavam predestinados a morrerem durante o Ragnarok.